Usando o recurso de Distribuição de documentos destinados pela API

28/01/2021 - #: Api Sefaz NFe

Pode ser usado o endpoint /nfe/recebidas (veja a documentação) .

Introdução

Esse serviço atende exclusivamente as NFe modelo 55, não existe serviço similar para as NFCe (modelo 65) !!

Esse serviço existe apenas no ambiente de PRODUÇÃO, não está disponivel em ambiente de homologação.

Apenas documentos emitidos a MENOS de 3 meses atras poderão ser baixados por este endpoint, essa é uma limitação imposta pela Receita Federal e não existe forma de contornar essa limitação.

A Receita Federal, que é quem distribui esses documentos, atribui um numero a cada documento gerado para um determinado CNPJ, esse numero é denominado NSU. E quando me refiro a documentos, isso inclui as NFe propriamente ditas e a todos os possíveis eventos e resumos de NFe (que são avisos de emissão mas ainda não manifestados).

Apenas as NFe já manifestadas pelo menos com a "ciência da operação" poderão ser obtidas, então caso ainda não estejam devidamente manifestadas não serão baixadas.  

Vamos entender as opções que você dispõe, ao usar esse recurso:

1 - Busca de UM único NSU

Nesse caso deixe como NULL o campo ultimo_nsu e inclua o numero_nsu que você deseja, nesse caso a consulta retornará apenas o documento relacionado a esse NSU (se existir)

2 - Busca a partir do Ultimo NSU recebido

Nesse caso deixe como NULL o campo numero_nsu e indique o campo ultimo_nsu.

Essa consulta pode retornar até 50 documentos (entre NFes, Eventos e Resumos). 

Na resposta com sucesso, você vai receber o número do ultimo_nsu recebido, você TEM QUE gravar essa informação e usa-lá na próxima consulta que for fazer, ou seja a cada solicitação haverá (teoricamente) um incremento desse numero e ele não pode ser maior que o o número do maximo_nse retornado na resposta que foi recebida.

IMPORTANTE

Devido a restrições de acesso ao serviço da Receita, essas consultas estão limitadas a UMA busca a cada hora, caso você acesse endpoint antes do prazo limite receberá uma mensagem de erro 5014 Acesso Negado! Uma nova consulta somente pode ser feita a partir de 2021-01-28 12:02:33